3 de agosto de 2007

Quinta-Feira na Paraiba

Ontem foi o dia mais interessante do Colóquio. À tarde, no mini-curso de Metafísica aristotélica, o prefessor Grabriel entrou, conosco, no terreno nada seguro da ontologia. O velho dilema do ser. As hierarquias do conhecimento. Enfim, os modos de conhecer. As sensações. A arte. A epistemologia. À tarde ainda, nas Comunicações, um pouco mais de Aristóteles: física e metafísica, deliberações e investigações, um lugar para a matemática em aristóteles. Enfim, tudo isso devo detalhar em outro lugar. À noite, mais aristóteles; dessa vez, com gente de outro calibre: Aristóteles e os direitos humanos, Aristóteles e a política americana. Sei mais de aristóteles que ele de si mesmo.

Lan House na Paraíba

Desde que estou aqui, a pessoa mais simpática - e que, de certo modo, tornou-se a referência mais familiar em Campina -, foi Jonilma, atendente da Lan Hause onde agora estou. Ela já meu deu as dicas de forró pé-de-serra na cidade, e promete ir a Salvador. Se for, levo-a na Faculdade. Apresento-a a Eliane, que lhe dará noções de arrepio à luz de Plotino.

2 de agosto de 2007

Espetinho Suspeito

Quarta-feira foi um dia particularmente rico.

Às 14:15 participei de um mini-curso com o professor José Grabriel Trindade, cujo conteúdo era a metafísica de Aristóteles. O professor destinou 30 minutos, dos 120 que teria, só para falar do contexto da obra. O que foi muito bom. Logo depois, entrou no tema propriamente dito: a metafísica. Apanhamos igual cachorro doido.

Às 16:00, teve início as Comunicações. Comunicações são apresentações de pesquisas ou estudos por parte de alunos (mestrandos, doutorandos). Foram quatro as comunicações. O Poema da Deusa – Parmênides – foi um dos temas. O Não-ser veio à tona na segunda comunicação. Na terceira, Hegel e Sócrates. E, por fim, a figura rizível de Sócrates, segundo comediantes da época.

As 19:30, teve início as conferências da noite. A primeira, ministrada pelo professor Prof. Dr. José Gabriel Trindade Santos (UFPB), cujo título era: “Reflexão e criação conceitual na Filosofia Grega”. Logo depois, o Prof. Ms. Enrique J. Mickle Muñoz (Univ. Playa Ancha/CHILE), com a conferência- "La amistad en La Política de Aristóteles".

O saldo do dia foi a pacificação entre Heráclito e Parmênides, que até então andavam de birra um com o outro.


Ali pelas 22:00, estava no centro da cidade comendo um espetinho de proveniência ultra suspeita.

1 de agosto de 2007

Noite da Terça-Feira

O Auditório da Faculdade de Ciências Jurídicas da Unviversidade Estadual da Paraíba não comportava todos aqueles que vieram para a abertura do I Colóquio Internacioanal de Filosofia Antiga. Tendo chegado mais cedo, busquei sentar-me o mais próximo possível, a fim de não perder nenhum lance.

A conferência da noite foi ministrada pelo Prof. Dr. Hugo Renato Ochoa Disselkoen (PUC de Valparaíso/CHILE), que tinha como título: "El anilo de Gigues en la República de Platón". Para debater com ele, a Profª. Drª. Rachel Gazolla de Andrade (PUC/SP). Para mediá-los, o Prof. Dr. José Gabriel Trindade Santos (UFPB), que é doutor em filosofia antiga.

Três titans foram buscar nas entrelinhas da República de Platão o conceito de justiça.

O professor Hugo, ainda que arrastando o português, fez a leitura de sua conferência, cujo conteúdo é do tamanho de seu currículum: respeitável.

A professora Rachel, não menos respeitável, deu mostras de que sabe do que fala quando o tema é Platão.

Mas...

Mas quem de fato me impressionou foi o mediador, José Grabriel. Que habilidade humana! Que provas de conhecimento! Que habilidade com a língua!

Hoje, a conferência será dele. O tema: “Reflexão e criação conceitual na Filosofia Grega”. Além dele, o Prof. Dr. Ricardo A. Espinoza Lolas (PUC de Valparaíso/CHILE), com o tema "Hegel y Dionysos... una lectura de los griegos".

Vai dar uma edição completa do Implikant.

Notícas de Campina Grande

Às 10 da manhã de ontem, dia 31/07, cheguei a Campina Grande. Estava frio e um vento forte insinuava a presença de chuva nos arredores. Do alto da rodoviária, é possível vislumbrar a cidade, que é muito grande e muito bonita.

Primeira providência, achar um hotel. Achei. Segunda providência, achar o local do evento (I Colóquio Internacional de Filosofia Antiga), achei. Terceira providência, almoçar. Almocei. Quarta providência, andar pela cidade. Andei. Quinta providência, dormir um pouco, para estar inteiro para o evento, que começa às 19:00.

E assim foi a manhã e a tarde do primeiro dia. E eu achei bom. A "noite", comento acima.

Positivismo

Passei 3 dias em Natal. Fazia alguns anos que não ia à mais simpática das cidades do Nordeste. Claro, revi Silvana. É a mesma Silvana doutrora. Revi Cinthya. Esta, sim, é outra Cinthya. Deu-me aulas de direito, de psicanálise e noções elementares do positivismo. Claro que me apaixonei. Revi Lucas. Pretendo raptá-lo. Conheci Lúcio, e não estou satisfeito quanto à camisa. Durante 3 dias vimos de tudo nas noites de Natal. De madrugada, parti para Campina Grande.