19 de dezembro de 2006

Matrix ou Platão para Iniciantes

Aprendi a nadar em 7 minutos e 23 segundos.

Pode parecer bobagem pra muita gente. Pra mim é uma vitória. Eu, que na adolescência morei à beira do Rio Corrente e, logo após, no mar de Salvador, nunca aprendi a nadar. Fábio, Maurício e Petrônio - meus irmãos - sempre me humilharam por isso. Era com inveja que eu os via atravessar o rio (coisa de 100 metros nada rasos) com a mesma facilidade com que eu me debatia em meio metro de água doce.

Mas sábado, ali pelas 7 da manhã, na praia de Ondina, comecei a me lembrar de Lair Ribeiro, do Keanu Reeves e de Platão.

Já sei: "Luiz, que que tem uma coisa a ver com outra?!" Posso falar?!

Bem, um chip colocado no bendito do Reeves, fê-lo lutar Jiu Jitsu; coisa que ele nunca praticou. Lair Ribeiro, baseado em teorias evidentemente orientais, diz que, se você disser pra si mesmo que pode, você pode. Platão, lá atrás, asseverava que nós não aprendemos, lembramos.

Bem, o mar em Ondina, por conta de alguns arrecifes, criou umas piscinas naturais onde idosos e gente da minha raça (que não sabe nadar) se infiltra. Ciente de minha deficiência natatória, é lá que me alojo, humildemente envergonhado, já que um bando de moleques de oito anos, se deixar, vão até a África nadando sem nenhuma dificuldade.

Pois bem. Afastei-me da margem cerca de 50 metros. E disse a mim mesmo: "Eu sei".

Crede-me: eu nadei.

E nado.

2 comentários:

Anônimo disse...

Rsrsrsrs... Muito bom!! Será que podemos tirar um "racha" aqui no Rio Cuiabá??

Beijos e Saudades

Anônimo disse...

Nadou nada!!!