1 de agosto de 2007

Noite da Terça-Feira

O Auditório da Faculdade de Ciências Jurídicas da Unviversidade Estadual da Paraíba não comportava todos aqueles que vieram para a abertura do I Colóquio Internacioanal de Filosofia Antiga. Tendo chegado mais cedo, busquei sentar-me o mais próximo possível, a fim de não perder nenhum lance.

A conferência da noite foi ministrada pelo Prof. Dr. Hugo Renato Ochoa Disselkoen (PUC de Valparaíso/CHILE), que tinha como título: "El anilo de Gigues en la República de Platón". Para debater com ele, a Profª. Drª. Rachel Gazolla de Andrade (PUC/SP). Para mediá-los, o Prof. Dr. José Gabriel Trindade Santos (UFPB), que é doutor em filosofia antiga.

Três titans foram buscar nas entrelinhas da República de Platão o conceito de justiça.

O professor Hugo, ainda que arrastando o português, fez a leitura de sua conferência, cujo conteúdo é do tamanho de seu currículum: respeitável.

A professora Rachel, não menos respeitável, deu mostras de que sabe do que fala quando o tema é Platão.

Mas...

Mas quem de fato me impressionou foi o mediador, José Grabriel. Que habilidade humana! Que provas de conhecimento! Que habilidade com a língua!

Hoje, a conferência será dele. O tema: “Reflexão e criação conceitual na Filosofia Grega”. Além dele, o Prof. Dr. Ricardo A. Espinoza Lolas (PUC de Valparaíso/CHILE), com o tema "Hegel y Dionysos... una lectura de los griegos".

Vai dar uma edição completa do Implikant.

Um comentário:

Anônimo disse...

Estou aguardando ansiosamente por esta edição. Espero ser merecedor desta grande honra!
Silvio

Camaçari-BA.