25 de fevereiro de 2009

O Amor é Cego

Ontem (penúltimo dia de carnaval), por absoluta pressão de uma figura do meu círculo, fui assistir, em DVD, O Amor é Cego, uma comédia conhecidíssima. Na verdade, eu já havia assistido na TV, há já algum tempo, e fui rever. Óbvio que o filme continua o mesmo, mas eu mudei muito desde a primeira vez que assisti (muito provavelmente para pior, já que, desta feita, eu não dei nenhuma rizadinha sequer). O filme, para quem na viu, fala de uma cara que, hipnotizado, começa a ver as pessoas muito melhor do que elas são realmente (do ponto de vista estético). A namorada dele, que ele vê como uma beldade, é uma garota muito feia e muito gorda (muito gorda mesmo). O enredo vai apontar para a necessidade de se conhecer o interior das pessoas etc. Mas o filme acabou me remetendo a uma outra filosofia, aquela que está lá no finalzinho do filme A Vida de Brian, segundo filme do Monty Python, que mostra uma sátira anárquica sobre a visão de Hollywood em relação a todos os temas bíblicos e religião, tendo como centro da história, claro, Brian Cohen. Esse sim, se o vejo novamente, não contenho as gargalhadas (prova de que eu não estou tão involuído assim). No filme, ex-leprosos, Pôncio Pilatos, profetas malucos, centuriões romanos e atos de crucificação. É muito engraçado. Pois bem, lá no finalzinho do filme, a mensagem é: Olhe sempre o lado bom da vida!” Os crucificados, em coro, cantam e assoviam a música. “Você vem do nada, vai pro nada. Que é que você vai perder? Nada”. É esta parte do filme que aponta para a mesma ética do filme O Amor é Cego (guardadas todas as proporções entre uma produção e outra, claro). Bobby Mcferry, com a canção Don´t worry, be happy, seguindo a mesma linha, aconselha: “Não preocupe, seja feliz!”. Pois é: o pessoal da física quântica, o pessoal da PNL (programação neuro linguística), Paulo Coelho, e uma dezena de filosofias orientais têm como base de sua estrutura a idéia de a) que você, com seu pensamento e com suas atitudes, pode alterar a realidade ao seu redor; b) que seu modelo de pensamento determina seu futuro; c) que o traçado que você dá á sua vida, se ele for perseguido diligentemente, é um alvo tão fácil quanto tentar acertar o chão com uma flecha (não dá pra errar o chão); d) que a existência reflete seus pensamentos e conspira para que as coisas aconteçam conforme seus objetivos (quaisquer que sejam eles, bons ou ruins). A filosofia ocidental, cuja base é a razão, não vê "racionalidade" nisso, e a própria ciência idem. Mas uma coisa é certa, há uma infinidade de experiências pessoais relatadas demonstrando que o pensamento (associado evidentemente a um conjunto de atitudes) mudo o rumo das coisas. Não se trata de ilusão ou engano, como pretende mostrar a comédia O Amor é cego, nem se trata de enxergar as coisas com outro ângulo, como quer A Vida de Brian, nem é uma atitude um tanto quanto inconseqüente apontada em Don´t Worry, Be Happy (em que pese sua mensagem de elevação). Trata-se de, realmente, transformar a realidade - especialmente e especificamente a sua realidade. Se eu acredito nisso? Claro.

Pois é, abaixo, Bobby Mcferry, com Don´t Worry, Be Happy. Se quiser, veja também o clip, clicando aqui.



Here's a little song I wrote
Aqui está uma cançãozinha que eu escrevi
You might want to sing it note for note
Você pode querer cantá-la nota por nota
Don't worry, be happy
Não se preocupe, fique feliz
In every life we have some trouble
Em cada vida nós temos alguns problemas
But when you worry you make it double
Mas quando você se preocupa você os duplica
Don't worry, be happy
Não se preocupe, fique feliz
Don't worry, be happy now
Não se preocupe, fique feliz agora
Don't worry, be happy.
Não se preocupe, seja feliz. (4x)
Ain't got no place to lay your head
Não tem lugar para colocar sua cabeça
Somebody came and took your bed
Alguém veio e tirou sua cama
Don't worry, be happy
Não se preocupe, fique feliz
The landlord say your rent is late
O proprietário disse que seu aluguel está atrasado
He may have to litigate
Ele pode ter que processar
Don't worry, be happy
Não se preocupe, fique feliz
Don't worry, be happy.
Não se preocupe, seja feliz. (4x)
Look at me, I'm happy.
Olhe para mim, eu estou feliz.
Don't worry, be happy
Não se preocupe, fique feliz
Here I give you my phone number.
Aqui, eu te dou me telefone.
When you worry, call me,
Quando se preocupar, me ligue
I make you happy. Don't worry, be happy
Eu faço você feliz. Não se preocupe, seja feliz
Ain't got no cash, ain't got no style
Não tem dinheiro, não tem estilo
Ain't got no gal to make you smile
E não tem nenhuma garota para lhe fazer sorrir
Don't worry, be happy
Não se preocupe, fique feliz
'Cause when you worry
Porque quando você se preocupa
Your face will frown
Seu rosto fica carrancudo
And that will bring everybody down
E isto deixará todo mundo triste
Don't worry, be happy
Não se preocupe, seja feliz
Don't worry, be happy.
Não se preocupe, seja feliz. (4x)
Don't worry, don't worry, don't do it
Não se preocupe, não faça isso
Be happy. Put a smile on your face
fique feliz. Coloque um sorriso no rosto
Don't bring everybody down
Não deixe todo mundo triste
Don't worry.
Não se preocupe.
It will soon pass, whatever it is
Isto logo passará, não importa o que for
Don't worry, be happy
Não se preocupe, seja feliz
I'm not worried, I'm happy
Eu não estou preocupado, eu estou feliz

2 comentários:

dayane disse...

é tio Cláudio
eu continuo na mesma
"o amor realmente é cego"
e de quebra a loucura o acompanha
rsrsrsr
vc já ouviu isso né?
bjo querido saudadess

Saulo Madrigal disse...

Os Mários do edissiomário, diriam categoricamente que o atual expoente filosófico é o blog. eu costumo chamar de "blogosofia", palavra de origem sãosebastiônica e que significa ciência que estuda as manifestações filosóficas no âmbito dos blogs.
De fato se o amor é cego não há como olhar o lado bom das coisas, uma vez que o amor é cego. Entretanto, se olharmos para o lado bom das coisas, como manda o segundo filme, então significa que não somos cegos.
No campo das probabilidades dizemos que são eventos simultaneamente exclusivos, se um acontece o outro necessariamente não acontecerá. Mas como estamos falando de seres humanos...nada é tão lógico quanto parece. Concluíndo, quando estamos amando não podemos olhar o lado bom da vida, pois só ha um lado para se olhar. Quando olhamos o lado bom da vida é porque não temos ninguem pra amar e ficamos arrumando desculpinhas pra dizer que estamos bem. e tenho dito como madrimário.