7 de setembro de 2011

Patrícia

Descoberta a farsa, Antenor capota o veículo e sai ferido. Agora é aguardar ate amanhã para ter os detalhes.

Você, leitor, que não está entendendo nada, vai entender agora.

A nova novela da Globo chama-se Fina Estampa. O núcleo principal tem como protagonista Antenor. Antenor  é filho de uma mulher pobre (áspera estampa). Ele quer se casar com uma menina rica, Patrícia. Para tanto, diz-se homem de berço e mente sobre 99% de sua vida. Hoje, 100% das mentiras foram desmascaradas, dramaticamente.

A mim me chamou a atenção Patrícia. Ela foi de uma sinceridade ímpar. Enquanto faltava em tudo um mínimo de verossimilhança, ela foi veraz. O grito dado à mão foi tocante, verdadeiro. Logo depois, no seu quarto, chora. Chora como gente grande.

Antenor, Griselda, Thereza Cristina, Renê...  Eles nada disseram. Patrícia estava vendo seu castelo desmoronar-se diante de um mar de mentiras. Antenor, por mais canalha que fosse, era também o amor de sua vida. Sua mãe (Christiane Torloni), numa atuação muito ruim (caricatura da caricatura), consegue tirá-la do sério.

Esta novela não tem futuro. Poderá até ter Ibope. Mas não terá futuro.

Mas, não se turbe o vosso coração. Vou deixá-los, a vós que vos ocupais de temas mais graves, sempre ao corrente dos fatos. E vou buscar ver aquilo que mais se me apresente como, de fato, importante. E, no capítulo que acaba de acabar, foi Patrícia, e sua primorosa atuação, que merece meu comentário.

Agora, vou retornar à leitura da Biografia do Schopenhauer, do Rüdiger Safranski. Não estou gostando muito. Há mais romance que biografia. Mas ainda estou no meio do caminho. Talvez melhore mais à frente.





4 comentários:

paulinho dagomé disse...

Bom, eu concordo com vc sobre a a tuação de Patrícia, mas discordo sobre o resto. Acho que a cena foi toda boa. Acho que a surra que Griselda deu em Antenor foi muito boa. Não deve ser lá muito fácil ser uma dondoca histérica. A cena do acidente também foi boa. Bem, agora vou pro banheiro ler Nietzsche e aprender a odiar os cristãos. Estou ansioso pelo próximo capítulo. E não fale mal da novela que eu estou adorando, rum!

Daniel Pereira da Silva disse...

Não concordo nem com você nem com Paulinho. Nem com o cara que cunhou "Hay gobierno, soy contra!"...
E me deixem ler em paz "Sabrina em Quadrinhos", de Carlos Zéfiro...

Silvinha disse...

Segundo meu magnânimo esposo, a Pereirão vai ganhar na loteria e roubar o marido da chiliquenta (que vai perder a grana pq a herança é roubada), isso ta parecendo enredo de A Usurpadora. huhauhauhauhauaha Aguardo ansiosa os próximos comentários já que não vejo a novela, só as chamadas na globo.com

D.COELHO disse...

Ahhhh meus nobres! A novela das nove... Pois entaum, desde os meus idos que só assisto novela das oito que acontece às nove por ser menos água com água. A das sete??? "j'amais"! Mas, hoje, os enredos dos horários se igualam. Entre robôs, dinossauros e chás de ervas, igual a Pereirão das nove tem a Dulce (Cássia Kiss) das sete com seus filhos ingratos. Porém, respeitemos a qualidade das atrizes. "Dulce" dá um show dentro daquele papel de pobreza entediante. A Patrícia ... vai ter que crescer mais um pouquinho pra chegar lá.
E pra completar, vem aí uma tal da Vida da Gente. Mas cada qual com seu cada qual... rsrsrs