18 de janeiro de 2009

Angústia

Três lugares que me angustiam: a livraria Saraiva (Shopping Salvador) e seu gigantesco acervo na estante de filosofia; a Siciliano (Shopping Iguatemi) e a Civilização Brasileira (no Shopping Barra, onde estou agora). Estou convencido de que, ainda que vivesse mais uns 300 anos, não teria tempo para ler tudo aquilo. Títulos e mais títulos ficam me olhando, dando língua, pirraçando... Eles sabem que, no máximo, vou ler a orelha e a dedicatória. Ontem, fui à LDM (Livraria que fica ali na Rua Direita da Piedade). Lá, de cara, havia um bando de título de Borges, outros tantos de Proust e mais um bocado de obras relançadas do João Cabral. Fiquei olhando, manuseei (sim, livro é pra ser tocado, eles são muito carentes), dei uma boa cheirada (vá dizer que você não gosta de cheiro de livro novo?!), levei um ou outro para o leitor de código de barras (Deus tenha misericórdia!). E comprei as Investigações Lógicas de Frege. É que eu ando meio que obcecado por lógica. E quando eu fico obcecado eu fico obcecado. E, mais que depressa, fui embora, para não me agustiar muito e para fugir da pirraça dos livros. Desci em diração à Lapa, a fim de comprar uns 3 litros de sirigüela (trema, sim!), para consumir enquanto leio. Chego em casa e, irado, vejo meus livros (aqueles que não pude ler, ou que li pela medade) olhando para mim e me pirraçando. Só hoje entendo a frase-profecia do conterrâneo Castro Alves: "Livros, livros á mão-cheia!". É que ele não tinha idéia do que seria o mercado editorial no século seguinte. Nem poderia supor o que é uma pirraça livresca.

3 comentários:

d.b disse...

bem... coinsiderando que o senhor vai viver 114 anos acho que vai dar pra ler pelo menos um terço dessa livraiada.. e considerando que o senhor é burguês, e que eles nao vão fugir da saraiva... não haverá nenhum empecilho.

espero que isso sirva pra amenizar a angústia do senhor.

Denny Oliveira disse...

Nossa Cláudio...você falando assim....lembro de mim, quando vou na livraria Siciliano num Shopping daqui de Brasília.....e fico passeando extasiada e louca.....
todos aqueles tentadores livros me espionando, e eu os expionando também...uma incrível troca de 'olhares' entre eu e eles....ai que tentação....
uma vez passei duas horas dentro da livraria.....lendo as orelhas dos livros.
Eles realmente são hipnotizadores.Ainda mais esses lançamentos!

Denny Oliveira disse...

Queria eu entender o fascínio que exercem sobre nós, hein..........