19 de janeiro de 2009

Juliana Girando

Em Vitória da Conquista existe uma praça chamada Praça do Gil. Uma homenagem ao Dr. José Gil Moreira, pai de Gilberto Gil. Quando criança, mainha nos levava para consultar com o Dr. Gil, "um véizim tão bom", me diz maínha. Lembro-me de ficar apreciando fotos/pôsteres de Gilberto Gil nas paredes do consultório. Besta, eu não ligada uma coisa a outra. Não sabia que estava fazendo consulta/exames com o pai do cantor, nem atentava para o fato de que um era "focim" do outro. Eu era, de fato, muito besta. Depois eu cresci (cresci no sentido de que fique adulto, entendem?) e comecei a ligar os fatos. E, depois de conhecer a obra do pai, comecei a conhecer a obra do filho e comecei a entender várias coisas do espírito dele, tipo: "O sol nascente é tão belo!", "caminhar decidido pela estrada que, ao findar, vai dar em nada, nada..."; "tem que morrer pra germinar..."; "Abacateiro, acataremos teu ato..."; "Se eu sou algo incompreensível, meu Deus é mais..."; "Começou a circular o expresso 2222..."; "... a fé não costuma falhar..."; "Juliana na roda com João..."; "... minha aura clara só quem é clarividente pode ver..."; "Lady Neide, escurinha gostosa..."; "Sabe, gente, eu sei que, no fundo, o problema é só da gente..."; "... vivi a ilusão de que ser homem bastaria..."; "... é sempre bom lembrar que o ar sombrio de um rosto está cheio de um ar vazio, vazio daquilo que no ar do copo ocupa um lugar"; "Pensamento! Mesmo o fundamento singular do ser humano de um momento para o outro poderá não mais fundar nem gregos, nem baianos..."; "alguns a desejar seus beijos de deusa, outros a desejar seu rabo prá ceia..."; "Alapalá, Alapalá, Alapalá, Xangô, Aganju..."; "... bem devagar, a felicidade voltou pra mim..."; "... pensar que é só deixar de ver e acabou, vai acabar muito pior..."; "sob o blusão, sob a blusa, nas encostas lisas do monte do peito, dedos alegres e afoitos se apressam em busca do pico do peito, de onde os efeitos gozosos das ondas de prazer se propagarão, por toda essa terra amiga, desde a serra da barriga às grutas do coração...";"... a força do universo não te deixará, o lume das estrelas te alumiará..."; "... tudo vai dar pé...".

Um comentário:

Denny Oliveira disse...

Viva Gilberto Gil..........
Ah e Viva seu pai...Dr,José Gil..........
eu gostaria de ter tido a tua sorte de conhecê-lo.Dr. José Gil.Hein,...
heheheh